A melhor maneira de visualizar é ver quanto espaço você tem em disco agora, e quanto está usando. O disco de 120GB, sendo o disco principal do Windows, fica BEM apertado. Existe um tipo de disco, o SSD (Solid Stated Disk) que irá ser em média três vezes mais rápido para gravar e ler arquivos, além de não fazer nenhum ruído. Em linhas gerais, o notebook é um equipamento com tudo junto e isso tem (no meu ponto de vista) três principais diferenças; conforto, mobilidade e expansão. Não sei seu nível de entendimento do assunto, mas vamos combinar assim, em cada parte aqui colocarei um emoji para indicar o 🔥 mínimo, e o 🚀 ideal.
Notebooks Para Programar Nível Avançado
O tamanho da tela pode parecer irrelevante, mas acredite, é fundamental. Uma tela maior pode permitir uma melhor visualização do código, mas pode comprometer a portabilidade do notebook. Ele não apenas acelera o seu notebook, mas também oferece uma melhor durabilidade em comparação com os HDDs tradicionais. Sendo assim, é uma boa alternativa para quem trabalha na área de desenvolvimento em geral, como em desenvolvimento web (utilizando HTML, CSS e JavaScript ou frameworks como React e Angular) e mobile, com diferentes linguagens. Diferentemente do citado anteriormente, tem memória RAM de 8GB do modelo DDR4, o que o torna mais adequado para softwares pesados.
Diferença entre memórias DDR4 e DDR5
- Não vem com uma placa de vídeo dedicada, o que limita sua capacidade em resoluções mais altas.
- Ele é a base de todo o sistema e é quem irá segurar o tranco, quem irá gerar boa parte da performance que você vê enquanto usa o computador, como usuário ou programador.
- O processador tem desempenho consideravelmente melhor que o i5 citado anteriormente.
- Caso você faça coisas mais pesadas, como desenvolvimento de jogos, ou precisa deixar IDE, banco de dados e outras ferramentas pesadas abertas, pode ser interessante ter 16GB.
Para quem pode investir um pouco mais, o ideal seria um computador com o processador core i5 em diante. Um core i3 seria um pouco lento e não daria conta de algumas tarefas. Alguns 8 GB podem ser suficientes para alguns que criam programas simples, e para outros programadores, eles precisariam Soft skills: O papel da criatividade em desenvolvimento de software de mais. Para ser útil na maioria dos casos, eu recomendaria pelo menos 32 GB de RAM. Ainda mais se você planeja usar motores gráficos para criar videogames. Para executar qualquer IDE ou ambiente de editor de texto para escrever, até mesmo um processador mais antigo pode resolver o problema.
Armazenamento e qualidade do teclado
- É comum, principalmente para freelancers, ter muitos projetos e arquivos para lidar, e um armazenamento lento atrasará a produtividade.
- Mas se o seu objetivo é desenvolvimento web e na hora de lazer ter um equipamento para jogar é mais vantajoso investir em um notebook gamer.
- Nos notebooks da Apple, o armazenamento é soldado e insubstituível.
- Porém, notebook não resolve a vida de quem precisa desenvolver para sistemas da Apple, e a decisão da Dell de remover a linha de teclas de função do teclado em favor de um painel touch pode incomodar.
As recomendações de IDE para C++ são exatamente as mesmas feitas para C.Instruções de uso e configuração também são idênticas. Todas as informações fornecidas para a linguagem C em Compiladores e Programas valem para C++. C++ teve um ressurgimento ainda maior que C nos últimos anos, inclusive com uma modernização para recursos, funcionalidades e bibliotecas da linguagem. A linguagem C está distante na minha lista de recomendações para iniciantes.C++ está tão (ou ainda mais) distante que C. Agora, se quiser mais dicas sobre programação confira a categoria no blog. Então por mais caro que sejam, eu acredito que os notebooks acima vão agregar muito no trabalho dos perfis determinados.
softwares
Fora das marcas citadas, não recomendamos o investimento, pode ser até mais barato a curto prazo, mas em pouco tempo você precisará realizar a troca. A única desvantagem nessa escolha é o preço, que costuma ficar um pouco mais elevado, exigindo um investimento de até R$ 700,00 a mais. Evitem processadores Dual Core pois são ultrapassasos e não irão trazer bons resultados, principalmente quando o assunto é performance. Mas lembre-se, quanto maior a numeração do processador mais caro ele se torna.
Por outro lado, montar um computador do zero se torna uma opção interessante para quem quer escolher cada peça, desenvolvendo uma máquina personalizada para suas necessidades específicas. Essa opção é mais barata e permite maior controle sobre as especificações do computador, incluindo a possibilidade de upgrades futuros. Uma das primeiras decisões https://www.okariri.com/brasil/soft-skills-o-papel-da-criatividade-em-desenvolvimento-de-software/ que deve tomar é se deve comprar um computador pronto ou montá-lo do zero. A vantagem de comprar um pronto é a facilidade de encontrar opções prontas no mercado, sem a necessidade de montar peça por peça. Placas de Vídeo são responsáveis por gerar as imagens que a tela irá exibir. Há sites onde você pode escolher as peças e montar o seu computador.